sábado, 1 de outubro de 2011

A carne que comemos (parte I)

Antes que a carne chegue ao nosso prato, ela passa por três processos: o abate, o transporte e a comercialização. O Diario de Pernambuco percorreu o estado e se deparou com cenas impressionantes de preceriedade e falta de higiene nos matadouros. Carne cortada no chão, manipulada com água suja não tratada, colocada em superfícies inferrujadas, misturada com os dejetos do animal e sendo devorada por cachorros e urubus.A pesquisa foi feita em 156 estabelecimentos, dos quais 83% se mostraram sem condições mínimas de operação, 70%não tratam a água, apenas 34% realizam abate aéreo como exige a legislação, 67% não possuem pessoal qualificado, embora 77% destes matadouros tenham inspeção sanitária.
A Diretora da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), tem acompanhado a situação dos matadouros do estado. Os fiscais de defesa agropecuária realizou inspeções do ano de 2010 a agosto de 2011, emitiu 62 laudos de vistoria, foram sugeridas 26 interdições, mas na prática elas nem sempre acontecem. O matadouro de nazaré da Mata é um desses que deveria estar fechado (laudo emitido no dia 29 de abril deste ano), no entanto, continua fucionando.
Continua....

Fonte: Diario de Pernambuco

Um comentário:

  1. Amigos esta é uma parte de uma série de reportagem realizadas pelo Diario de pernambuco, achei de extrema importância publica-la em nosso BLOG. Estarei postando a diariamente o restante da pesquisa.

    ResponderExcluir