quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alimentos de origem animal livres de contaminação chegam a quase 100% no Brasil

BRASÍLIA - O principal problema encontrado foi o alto índice de arsênio em pescado de captura (pescados em alto mar), diagnosticado em 18 casos...

Agência Brasil



Carnes, leite, ovos e pescados consumidos no Brasil estão praticamente livres de contaminação. Baseado em levantamento dos Laboratórios nacionaisAgropecuários, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que, apenas 0,22% das 19.267 análises realizadas em 2011, apresentaram resultados fora dos padrões recomendados pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC).
O PNCRC é um programa federal de inspeção e fiscalização de alimentos, baseado em análise de risco, que visa a verificar a presença de resíduos de substâncias químicas potencialmente nocivas à saúde do consumidor.
De acordo com os dados, o índice dos alimentos de origem animal, livres de resíduos veterinários, chegou a 99,78%, resultado semelhante ao registrado em 2010, 99,83%. O principal problema encontrado foi o alto índice de arsênio em pescado de captura (pescados em alto mar), diagnosticado em 18 casos.
Seis laboratórios, situados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pará e Pernambuco, analisam a quantidade de antimicrobianos e vermífugos presentes em alimentos de origem bovina, suína, equina, caprina e ovina. Os laboratórios também monitoram ovos, carne de aves e pescados.

A reportagem é do site Diário Comércio Indústria & Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário